Mais dicas, Menos complicação

Uma forma criativa de compreender o Teorema de Pitágoras

Se você já frequentou a escola, talvez se lembre do famoso teorema de Pitágoras, ou até mesmo tenha decorado que “a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa”.

Hã?! Do que eu estou falando? Veja o vídeo e entenda de forma simples o teorema de Pitágoras!

Se você já leu algum artigo aqui do teorema das ideias, é possível ter reparado que o logotipo é composto por um balão de pensamento com uma figura geométrica dentro (se não reparou, dê uma olhadinha aí em cima!).

A minha ideia ao criar este logo foi remeter o nome à imagem associando da seguinte forma:

  • ideias ao balão de pensamento;
  • teorema à representação geométrica do teorema de Pitágoras (porque é o teorema que a maioria das pessoas se lembram da época escolar).

Resolvi fazer esta postagem para você entender o porquê a figura do logo representa o teorema de Pitágoras e, ao mesmo tempo, compreender de forma simples o teorema (que pode ter te assombrado na escola!).

Confira no vídeo a seguir:

Quando imaginei este blog, pensei em escrever sobre assuntos pelos quais me interesso, unindo-os à matemática, que já é minha paixão antiga.

Isso porque quero mostrar às pessoas como a matemática está presente em diversas áreas do conhecimento e, ao mesmo tempo, em situações simples e rotineiras, como quando lemos certa porcentagem em uma notícia de jornal ou precisamos calcular a proporção de um ingrediente numa receita de bolo.

Essa iniciativa está se concretizando graças ao desejo de inspirar as pessoas a olharem a matemática por outro ângulo, e quebrarem o paradigma de que matemática é difícil e só alguns conseguem entender.

A matemática é para todos sim!

E lhe garanto que conhecer mais sobre matemática irá mudar a forma como você lida com algumas situações do cotidiano (finanças, raciocínio lógico, geometria, sistemas métricos, etc) e enxergar o mundo.

A proposta do blog teorema das ideias é mostrar às pessoas um pouquinho da matemática da vida e da matemática escolar também!

MANTENHA-SE ATUALIZADO

 

Insira seu e-mail e receba as atualizações do blog!

Você foi se inscreveu com sucesso!

Post anterior Próximo post

Você também pode gostar

2 Comentários

  • Responder Maria Susana Blanco 14/09/2016 em 16:12

    Excelente, muito bom!

    • Janaina Caldeira
      Responder Janaina Caldeira 15/09/2016 em 10:51

      Olá Maria! Que bom que gostou do conteúdo! Inscreva-se na newsletter (aqui no lado direito do blog) e receba as atualizações de conteúdo!
      Grande abraço…

    Deixe um Comentário