Dividindo conhecimento

Grafiteiro Kobra faz homenagem às Olimpíadas Rio 2016

Oscar Niemeyer, Ayrton Senna, Nelson Mandela e Abraham Lincoln: estas são apenas algumas das personalidades retratadas pelo grafiteiro Eduardo Kobra.

O artista, que veio da periferia de São Paulo, possui murais espalhados por todos os continentes e acaba de fazer uma homenagem aos Jogos Olímpicos Rio 2016, na cidade de Tóquio, no Japão.

O grafite tridimensional desenhado por Kobra e sua equipe revela a imagem realista da estátua do Cristo Redentor, com fundo do famoso calçadão de Copacabana.

A imagem é composta por uma mistura de cores e iluminação, que marcam características do artista.

kobra-cristo

Mural em homenagem os Jogos Olímpicos  Rio 2016 ( Tóquio, Japão).

 

O começo da arte de rua

Ao contar sua história, o grafiteiro lembra que começou fazendo pichações e chegou até ser detido algumas vezes, por se tratar de um ato ilegal. Porém, ao mesmo tempo, já fazia desenhos, e não sabia como podia transpor isso para os muros.

Ao ter contato com a cultura hip hop e conhecer trabalhos de grafiteiros famosos de Nova Iorque, viu que era possível reproduzir sua arte para os muros das ruas.

Por volta de 1990, quando buscava sua identidade artística, começou a desenvolver o projeto “Muros da Memória“, que inclui cerca de 50 trabalhos espalhados pela cidade de São Paulo.

Nestas obras, o artista pinta murais com cenas antigas, tendo como inspiração a própria cidade de São Paulo.

eduardo-kobra-pessoas

eduardo-kobra-hotel

eduardo-kobra-mural-pessoas

 

Pinturas 3D no chão

Não é de hoje que me encanto pelos trabalhos de Kobra. Meu primeiro contato com sua arte foi quando vi pinturas anamórficas 3D (tridimensionais) que realizava no chão.

Na época, eu escrevia um conteúdo de matemática para o ensino fundamental, relacionado à “Vistas” de objetos e formas geométricas espaciais e, durante uma pesquisa, a arte de Kobra me chamou a atenção.

A técnica utilizada por ele e sua equipe nas imagens trata-se de pinturas anamórficas 3D, que, na realidade, são figuras desenhadas como se tivessem “esticadas”, mas quando vistas sob um determinado ângulo específico, dão a impressão de tridimensionalidade (pura geometria!).

Uma pessoa que passa por perto de uma obra como esta tem a oportunidade de registrar fotos onde parece estar atravessando uma ponte, dentro de uma piscina cheia de piranhas, ou ainda surfando nas ondas de uma das praias do Rio.

desenho 3 d

eduardo-kobra-piscina

eduardo-kobra-rio

Para entender os efeitos desta técnica, observe nas imagens abaixo a homenagem que Kobra fez à Pelé, em 2010, na avenida Paulista.

eduardo-kobra-pele-homenagem

 

A identidade visual de Kobra

Além do mural do Cristo Redentor, retratado em Tóquio, Kobra possui diversos outros murais com sua marca registrada pelo mundo.

A impressão realista, as imagens icônicas e as cores de sua obra, logo de cara revelam a identidade do artista.

Para compor estas incríveis e gigantes pinturas pelos muros e paredes das cidades, o grafiteiro utiliza um conceito primitivo da matemática: a proporção.

Se lembra daqueles almanaques ou livros de desenho que tinham figuras com uma malha quadriculada atrás e outra malha em maior proporção ao lado para ampliar o desenho?

ampliacao-desenho

Sessão nostalgia…

 

Pois bem, a técnica parece primitiva, porém é extremamente funcional e é por meio dela que os artistas conseguem ampliar nos muros, de forma proporcional, os esboços que fazem no papel.

Ficou curioso(a) para ver mais obras do artista Eduardo Kobra?

Então vai aí uma degustação…

eduardo-kobra-niemeyer

Oscar Niemeyer

 

eduardo-kobra-senna

Ayrton Senna

 

eduardo-kobra-abraham-lincoln

Abraham Lincoln

 

eduardo-kobra-einstein

Albert Einstein

 

eduardo-kobra-bailarina

Maya Plisetskaya

 

eduardo-kobra-beijo

“O Beijo” – inspirado na foto de um marinheiro em uma enfermeira, que ilustrou na capa da revista Life o fim da II da Segunda Guerra Mundial, pelo fotórgrafo Alfred Eisenstaedt, em 14 de agosto de 1945, dia em que o Japão se rendeu aos EUA.

Para saber mais sobre o trabalho de Eduardo Kobra acesse: http://eduardokobra.com.

Se você gostou deste artigo, conheça o trabalho de outro artista brilhante, acessando Tony Orrico.

MANTENHA-SE ATUALIZADO

 

Insira seu e-mail e receba as atualizações do blog!

Você foi se inscreveu com sucesso!

Post anterior Próximo post

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um Comentário