Dividindo conhecimento

Descubra o tamanho das telas de televisores, smartphones e monitores

Na hora de comprar um celular ou uma TV nova, geralmente surgem diversas dúvidas sobre qual devemos escolher, pois existem muitas variáveis a serem consideradas que vão desde o preço às funcionalidades, que às vezes, nem sabemos que existem.

A notícia ruim é que, quanto mais pesquisamos, mais dúvidas surgem sobre as configurações. E a boa é que nos tornamos especialistas no assunto, o que ajuda para as próximas compras!

Brincadeiras à parte, uma das características que precisa ser considerada é o tamanho da tela do produto que será comprado, seja um smartphone, tablet, televisor ou monitor de computador ou notebook.

Como você certamente já viu algum anúncio destes aparelhos, sabe que a medida usada para as telas é a famosa “polegada”:

TV 32 polegadas por apenas…TV-32-polegadas

Mas você sabe o que significa esta unidade medida? E por que é dada apenas uma dimensão sendo que as telas têm duas dimensões – altura x largura?

A polegada é uma unidade de medida de comprimento utilizada em alguns países (como nos Estados Unidos) que corresponde à, aproximadamente 2,54 cm.

1 polegada = 2,54 cm

A medida dada em polegadas para as telas de aparelhos, na realidade, corresponde ao comprimento da diagonal da tela e por isso é apresentada apenas uma medida e não duas.

diagonal-tv

Exemplo: TV 50 polegadas

Comprimento da diagonal d em centímetros:

50 x 2,54 =127 cm

Também podemos fazer o contrário, dividindo a medida, em centímetros, da diagonal de uma tela por 2,54, para obter sua medida em polegadas.

Fiz o teste com meu smartphone:

  • A medida da diagonal foi 12,6 cm
  • Fazendo 12,6 : 2,54 = 4,96
  • Ou seja, um valor aproximado à 5 polegadas, sendo esta a medida da tela do meu smartphone.
smartphone-diagonal

 

Agora que você já sabe como calcular o tamanho da tela só falta escolher qual se adequa melhor à sua situação.

Para te ajudar, a seguir disponibilizo uma tabela para a medida ideal da TV de acordo com a distância do espectador.distancia-tv-sofa

Fonte: <http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/08/como-medir-distancia-ideal-da-tv-pelo-tamanho-da-tela.html>. Acesso em: 16/06/2016

Já para as telas de smartphones a escolha acaba sendo mais uma questão de gosto. Algumas pessoas adoram as super telas para tudo ficar mais visível, outros preferem aparelhos menores, mais fáceis para manusear e guardar no bolso.

Depois do tamanho da tela escolhido, só falta a resolução, conectividade, preço… Isso daria assunto para mais uns 20 artigos!

Então, para não estender mais este post, vou colocar uma simples dica:

Quando for  comprar um aparelho que possui diversas configurações, pense no que você realmente precisa e priorize estas características. Por exemplo, se sua necessidade é uma câmera de boa resolução no smartphone, foque nesta característica e pondere as outras.

Não se iluda com tantas especificações que os vendedores costumam apresentar, pois, muitas vezes, levamos um produto mais sofisticado do que realmente precisamos, com recursos que nem sabemos para que serve.

Quantas pessoas você conhece que tem smartphones caros pagos em parcelas “a perder de vista”, para usar apenas funções básicas que outro smartphone com menos da metade do preço faria?

Post anterior Próximo post

Você também pode gostar

2 Comentários

  • Responder ana paula soler caldeira pereira 16/06/2016 em 23:05

    Jana, tá super bacana os posts, continue assim!

    • Janaina Caldeira
      Responder Janaina Caldeira 17/06/2016 em 09:19

      Deixa comigo! A ideia é manter posts com mesmo teor dos que já foram escritos… Obrigada por divulgar!

    Deixe um Comentário